terça-feira, 19 de janeiro de 2010

PSICOLOGIA E CRISTIANISMO: É POSSIVEL?

Existe um preconceito infundado que Psicologia “não seria coisa pra crente”, já que o pai da Psicologia, o idealizador, vem a ser Sigmund Freud, um ateu confesso. Levando em conta apenas os aspectos pessoais do seu criador, perderíamos uma das maiores contribuições do século no tocante área mental e emocional. Podemos e devemos desassociar Freud, da sua obra, pois, como pesquisador e estudioso dos processos mentais, muito contribuiu para o equilíbrio do ser humano na dinâmica biopsicosocial.

Creio primeiramente com crente e depois como psicóloga, que o ser humano tem direito a uma vida abundante, repleta de prazer e satisfação, que abranja todas as esferas do seu viver cotidiano. Deixamos de tomar posse de várias bênçãos e conquistas, tanto pessoais como espirituais, porque estamos “amarrados”. Nosso eu, humano e deficiente, tem dificuldade em viver plena e abundantemente, a vida em liberdade apregoada na Bíblia. Ultimamente o termo “Traumas” tem estado muito em alta, tudo e todos estão submetidos á sua influência. Sua abrangência alcança todas as idades, todas as classes sociais, religiões e profissões.

Quando se fala em trauma, há a necessidade de esclarecer algumas coisas: um sentimento não correspondido, uma violência sofrida, uma ausência percebida, uma perda sentida, um relacionamento complicado, e toda e qualquer carência vivenciada, pode resultar em uma situação traumática, um “ Trauma”. O trauma instala-se na vida de uma pessoa, quando qualquer um desses acontecimentos, não tenham sido “digeridos”, compreendido, ou explicado conscientemente.

O trauma bloqueia, impede, “amarra” as pessoas em um determinado momento de suas vidas, impedindo todo e qualquer desenvolvimento e crescimento saudável. Vem a ser “uma pedra”, a puxar sempre, a atrasar o caminhar, a impedir as conquistas e sucessos. Muitas vezes não sabemos o porquê, porém, sentimos–nos presos e impedidos de agir, por isso, existe a necessidade de resolução imediata.
Fomos criados para a liberdade de ação e expressão, para sucesso e vitórias. Não permitamos que as dificuldades e os problemas, “traumas”, tirem-nos o direito á felicidade e contentamento, prazer, sucesso e conquistas, enfim, a uma vida plena e abundante! Procure um psicólogo cristão, ele pode ser um instrumento de Deus, para a cura de vários traumas e sentimentos que lhe impedem de ser totalmente feliz!!!

(Texto publicado no Jornal Batista Sulmatogrossense em 10.03.2001)

Um comentário:

  1. Queria deixar apenas uma correção o pai da psicologia não Sigmund Freud e sim Wilhelm Wundt, Freud foi o pai da Psicanálise apenas uma das abordagens da psicologia.

    ResponderExcluir