quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

RELIGIÃO OU TEOLOGIA: EIS A QUESTÃO!

Por fazer parte de uma instituição educacional comprometida com o conhecimento, o saber e sua divulgação, penso ser interessante a discussão sobre a diferenciação e extensão da Religião e da Teologia; curioso é notar que até mesmo um homem considerado ateu como Freud, tenha se ocupado em várias de suas obras, discutindo Religião e conseqüentemente Teologia/Fé.
Vivenciamos e presenciamos na literatura discussões referentes à Religião e a Fé, permeando obras desde Dostoievski, a maior referência da literatura russa até os dias atuais com o best-selers do escritor Dan Brown, Código Da Vinci; para tanto, precisamos tentar compreender Religião e Teologia, enquanto suas definições, contribuições e especificações; e somente com um estudo Teológico responderemos a estas indagações.
Religião, segundo Batista Mondim, é uma dimensão antropológica que caracteriza o ser humano, formando sua personalidade, existindo em toda as culturas, influenciando e dando sua contribuição ao longo da história das civilizações. Sendo um sistema unificado de crenças e práticas relativas as coisas sagradas, manifestadas por todos àquele que a aderem, que Èmile Durkheim, diz ser em função, de se crer na existência de um Ser Divino e na vontade em agradá-lo.
Teologia é o estudo das concepções religiosas e sua relação direta com o Sagrado, segundo Silveira Bueno, é um conjunto de princípios acerca das manifestações divinas e suas implicações. A Teologia propõe um diálogo entre as religiões e a necessidade inata do ser humano de relacionamento com o Divino/Transcendente, esclarecendo que as diferenciações entre as religiões passam simplesmente pela forma, símbolo e sacramentos, punições e gratificações.
Partindo do pressuposto que liberdade religiosa é um direito e seu constrangimento um crime, uma instituição de ensino, preocupada com a pluralidade do saber e a complexidade do assunto, ensina a Teologia e não Religião, não formas denominacionais, ortodoxas ou liberais, mas a necessidade de uma experiência pessoal com o Sagrado, que segundo Drakeford, existem contribuições específicas desta experiência com a saúde mental do indivíduo, a saber, sentido de segurança de transcendência, motivação, estabilidade emocional em tempo de crises, liberdade, entre outras.
Religião escraviza, torna dependente, constrange e restringe, enquanto a Teologia liberta dá sentido á vida, produz vida abundante e satisfação, molda caráter e condutas, modificando sociedades e culturas, enfim trazendo sentido à vida.


Drª Rosilene Gisoato – Reitora da Faculdade Teológica Batista do Oeste do Brasil, vice-presidente da ABIBET – Associação Brasileira das Instituições Batista de Ensino Teológico e da ACIBAMS – Associação das Igrejas Batista de Mato Grosso do Sul.( Publicado no Jornal Mensageiro em Julho de 2008)

Nenhum comentário:

Postar um comentário