quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

INFANCIA AMEAÇADA: ALERTA GERAL

È tão bom ser criança... fazer bolinhas de sabão;
È gostoso chutar bola... e ter amigos tão legais!

Esta música retrata uma realidade não muito comum em nossos dias, e infelizmente, tem mudado drasticamente. As crianças têm enfrentado muitas mudanças físicas, emocionais, sociais e espirituais, afastando-se cada vez mais de mundo infantil maravilhoso, cheio de alegria e encanto.
Os problemas que afetam nossas crianças estão em todas as camadas da sociedade e exigem uma reflexão,tomada de atitude e posição dos cristãos e líderes, a fim de uma ação efetiva, que traga melhorias e uma vida de qualidade a todos os pequenos.
O direito a uma infância feliz tem sido ameaçado por inúmeros fatores, que segundo o Organização de Saúde Mundial (OSM), “tudo que resulte em danos a saúde, á sobrevivência, ao desenvolvimento ou á dignidade da criança, são considerados maus tratos e abuso infantil”. Sendo toda forma: maus-tratos físicos, emocionais, abandono ou negligencia, exploração ou abuso.
No lar, na igreja, na escola, na sociedade, como um todo,as crianças estão expostas a uma gama de influencia nocivas , que precisam ser monitoradas bem de perto, como por exemplo videogames, que ensinam violência, com jogos de corridas de carro, que ensinam a reagir com violência quando provocados , a atropelar virtualmente e serem recompensados; desenhos como os “Sete Monstrinhos”, que trabalham a questão de demônios com naturalidade, magos e as bruxas, que vivem em sociedade paralela.
Cabendo a todos os pais, líderes e responsáveis, a incumbência de zelar e prezar por um futuro promissor. O que fizerem hoje refletirá na sobrevivência das futuras gerações e dos valores a serem vivenciados, as quais em fase de formação e construção de identidade e religiosidade, definindo valores, princípio e acima de tudo, desenvolverão comunhão e uma fé genuína em Jesus Cristo, como Senhor e Salvador.
Precisamos levar a sério, as influencias sob as quais nossas crianças estão submetidas e compreender como se processam alguns ataques ás nossas crianças:
1. Ataques na esfera da cultura: idéias filosóficas de relativismo quanto a valores, ética, verdade; idéias científicas: evolucionismo, sexualidade como opção;
2. Ocultismo: magia, bruxaria, levitação, ações sobrenaturais, espiritualismo e rituais;
3. Imoralidade e sexualidade: idéias psicológicas de imoralidade e adultério como normais, “ficar” como forma de relacionamento;
4. Idéias sociais: liberalidade e ausência de autoridade e limites, excesso de direitos e a escassez de deveres; mentir e roubar com necessários;

Existem formas de minimizar estes efeitos, a Bíblia nos orienta que devemos instruir nossas crianças. Instruir é o mesmo que discipular, fazer discípulos. Para tanto é preciso acompanhar, viver próximo, estar junto, compartilhar. Cada criança precisa de alguns princípios bíblicos, como VARA, TAPA, MESADA,... Não se assuste, sou totalmente contra violência! Deixe-me explicar:
VARA – Verdade, Amizade, Respeito e Amor. Estes elementos fazem a diferença na comunicação com as crianças, na hora de impor limites, corrigir erros;
TAPA – Tempo, Atenção, Presença e Amor. Quando existem estes fatores o relacionamento facilita independente da fase ou situação vivida;
MESADA – Moderar, Escutar, Sentir, Amar, Direcionar e Aceitar na adolescência essas habilidades facilitam o relacionamento e adaptação á faz.

Por fim, não desistamos das nossas crianças e de lhes assegurar o direito a uma infância feliz e plena, com brincadeira, jogos, fantasias, alegria e contentamento infantil, pelo simples fato de serem crianças saudáveis .

Nenhum comentário:

Postar um comentário