domingo, 26 de fevereiro de 2012

Dia Internacional da Mulher; Ser ou não ser ? Eis a questão

Super Mulher ou Sábia Mulher -
Ser ou não ser, eis a questão?

         Tal frase evoca em mim, o quanto de angústias e divagações, pois,  somos tomadas em dias como estes, Dia Internacional das Mulheres,  em que se destacam a importância, o valor, a contribuição e a relevância de ser mulher.
A famosa frase "Ser ou não ser, eis a questão" (no original em inglês: To be or not to be, that's the question) vem da peça:  A tragédia de Hamlet, príncipe da Dinamarca, de William Shakespeare. Encontra-se no Ato III, Cena I e é frequentemente usada como um fundo filosófico profundo. Através dela somos desafiadas, estimuladas e muitas vezes confrontadas a tomar uma atitude e responder, qual nossa escolha entre ser uma “Super Mulher ou uma Sábia Mulher”.
          Entretanto, vale esclarecer o que entendemos por super e sábia mulher.  Super Mulher é aquela que a despeito de sua natureza, essência e vocação é levada a assumir, além de suas forças e condições, responsabilidades que lhes são impostas, as quais muitas vezes desgastam e esvaem toda sensibilidade e feminilidade inatas. Sábia mulher é aquela que consegue, em épocas como estas, que vivemos, achar tempo para buscar ao Senhor em oração, intercedendo pelos seus lares e filhos; ter momentos de comunhão e adoração onde ensina os  seus filhos a amarem ao Senhor. 
          O fato de “ser ou não ser, eis a questão” torna-se mais leve quando contamos como auxilio do Senhor, contando com sua bondade, misericórdia e amor por nós, mulheres especiais, “meninas dos olhos” do Pai.  Acima de tudo... Ser mulher ! Ser mulher é saber ser sábia-mulher enquanto o sol nasce e  estar  de joelhos diante do Senhor. E virar super-mulher quando a noite chega, ao voltar pra casa e ter afazeres domésticos a lhe esperar.
            Vivemos dias onde muitas mulheres sustentam e são responsáveis pelos seus lares tendo que bancá-los.Este é o retrato das mulheres chefes de família traçado pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), por meio do cruzamento de dados da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio) 2009, divulgados este ano pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Segundo o estudo, de 2001 a 2009 a proporção de famílias chefiadas por mulheres no Brasil subiu de aproximadamente 27% para 35% do total. São 21.933.180 o número de famílias que identificaram como principal responsável uma mulher no ano de 2009. 
              Portanto, “ser ou não ser”, não é a questão! A questão é o quanto sou sábia e o quanto vivo na dependência de Deus! Na galeria de heróis da fé,  em Hebreus 11, lemos.. Pela fé Noé.... pela fé Abraão... Pela fé sara... e assim vai, ao final do capitulo lemos que “ os quais pela fé”, fizeram... aconteceram... conseguiram... e diz: “As mulheres receberam pela ressurreição os seus mortos” (Hebreus 11:35 ) Glórias a Deus por isso! Nossa fé pode ressuscitar nossos casamentos, nossos filhos perdidos, longe do senhor, nossa vida de comunhão, .. qualquer coisa!  Pense: Ser mulher é ter super poder:  -  pois, “a  fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem”. (Hebreus 11:1)

Um comentário:

  1. PARABÉNS PRIMA PELO SEU DIA E MUITO OBRIGADO POR TUDO QUE VOCÊ CONTRIBUIU COM SEUS BELOS EXEMPLOS PARA MIM COLOCAR EM PRÁTICA NO DIA A DIA....BJJJS
    ADILSON LOPES DA SILVA

    ResponderExcluir