domingo, 5 de fevereiro de 2012

2012: Começando a Ano limpo

É de praxe, em todo começo de ano, fazermos uma limpeza, faxina geral em nossos armários, guarda-roupas, gavetas e nas casas. Nas conversas é normal ouvir: este ano quero entrar para uma faculdade, quero comprar uma moto, trocar de carro, viajar, renovar o meu guarda-roupa, mudar meu corte de cabelo... Enfim, quero vida nova!
Não há nada de errado em pensar e fazer isto, é normal refazer planos, determinar novas metas, resgatar sonhos perdidos e até ousar um pouquinho em nossos objetivos, entretanto, vivemos numa sociedade em que os valores remetem ao velho ditado: por fora bela viola por dentro pão bolorento.
Proponho iniciarmos este ano de 2012, fazendo também uma faxina interior, limparmos os pensamentos ruins, fortalecer a fé, perdoar, e até fazer aquele esforço incrível de vir a ser o que se aparenta ser. Embora pareça assustador, quando você assumir o risco, verá Deus trabalhando através de você de uma forma emocionante!
Comece o ano de dentro para fora fazendo sua faxina interior e com certeza o resultado exterior será compensador. Vamos inverter o que a maioria das pessoas tem feito. Nada de fora para dentro e sim de dentro para fora. Se seu copo estiver sujo, por mais límpida que seja a água, ela parecerá suja. Sugiro o seguinte “ritual de purificação ou de limpeza”:
1.                                livremo-nos de tudo que nos atrapalha e do pecado que nos envolve, e corramos com perseverança a corrida que nos é proposta. Tendo os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé”. Esta é uma decisão que você não pode se permitir recuar!
2.                                “Alimpai as mãos, pecadores;...” Tiago 4:8.  Mãos têm que ver com atos, porque a maioria dos trabalhos é feitos com as mãos, devemos repensar nossas ações, atitudes, comportamento.  Cuidado, a mesma mão que faz carinho pode bater também. separam-nos de Deus.
3.                                e vós de duplo ânimo, purificai o coração” Tiago 4:8. O coração representa a principal sede da motivação e da vontade, dando origem às nossas ações. O coração, do qual procedem pensamentos iníquos, precisa ser purificado para que se possam produzir atos bons. (Mat. 15:19) Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus; Mt 5:8
4.                                Lavai-vos, purificai-vos, tirai a maldade...; cessai de fazer mal. Aprendei a fazer bem; Isaías 1:16 e 17. A maldade não pode proceder de um coração temente a Deus, pois, sabemos que pelos frutos seremos conhecidos. Em nós habita o Espírito de Deus, “e o fruto do Espírito está em toda a bondade, e justiça e verdade”Efésios 5:9

5.                                Tirai-lhes estas vestes sujas”Zc 3:4 Veste é aquela peça de roupa que cobrimos o exterior do corpo, também significa adornos, enfeites, quando buscamos estar apresentáveis, de boa aparência;  o que deixamos as pessoas verem, a impressão que causamos. Entretanto, o pecado sempre foi representado pela sujeira, como vestes sujas em contraponto das vestes alvas. “Em todo tempo sejam alvas as tuas vestes (vestes da purificação), e nunca falte o óleo (vestes da unção) sobre a tua cabeça".  Eclesiastes 9.8. . Estas são vestes que não pode faltar no guarda – roupas do cristão, pois a santidade (pureza) convém aos santos do Senhor. "O que vencer será vestido de vestes brancas..  Apoc. 3.5


Portanto, lavem. Limpe, purifiquem, renovem; faça tudo de forma digna para que o ano de 2012 venha ser uma benção em sua vida, na sua família, na sua igreja. Desejo que haja “cheiro de limpeza”, de pureza em sua vida e na casa. “Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus.” “Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo tudo o que é puro tudo o que é amável tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário