terça-feira, 1 de junho de 2010

É preciso coragem !”

Quando se discorre sobre o assunto “Coragem”, sempre nos vêem á mente heróis, bravos, destemidos e intrépidos homens e mulheres, que sem medir esforços, lutam, dão de si inteiramente, por uma causa, sonho ou ideais.
Nada mais pertinente do que coragem para ser discutido no mês de Agosto, por ser Dia dos Pais, do Homem Batista, da Juventude e do Adolescente, pois é preciso coragem, para nos dias de hoje ser diferente dos modelos. Quero enfocar coragem como requisito para ser diferente num mundo que reforça tanto a padronização de conduta e comportamento.
Primeiramente aos adolescentes: Que fase mais deliciosa da vida de um ser humano, porém cheia de crises, ajustes e necessidade de aceitação. Coragem lhe é exigido a todo instante como resposta aos apelos da TV, dos hormônios e da “turma”, da moda, enfim de uma modernidade que exclui os diferentes, padronizando uma “normalidade”. Ser diferente é “ não se conformar com este mundo”, é buscar princípios e padrões eternos. Pra isso é preciso muita coragem ! Lembrem-se de Samuel, o personagem bíblico .
Aos jovens: “ Eu vos escolhi jovens, por que sois fortes”, corajosos, destemidos, arrojados. Qualidades que facilitam conquistas e vitórias. Ao mesmo tempo que percebo jovens assim, vejo outros, escondidos, ofuscados, atemorizados, sem brilho ou coragem de avançar contra um mundo opressivo e manipulador. Sendo dominados por vãs filosofias e chantageados por costumes errados. È preciso coragem, pra romper com isso tudo, é lembrar que “ sois forte e já venceste” ! Lembrem-se de Daniel, o personagem bíblico .
Aos homens: Ser homem forte, corajoso, inteligente, bonito, determinado, arrojado, persistente e decidido, tem tudo para ser a receita para a felicidade e do sucesso, porém pode ser também a sua perdição. A mídia, a sociedade, divulgam uma liberdade desenfreada, sem limites ou freios, onde a quantidade e diversidade de experiência e aventuras, sobrepujam a família, os valores a moral. A meu ver é preciso muito mais coragem pra resistir ás tentações do que ceder a ela. Homens maduros e equilibrados não têm nada a provar quanto a masculinidade e virilidade. Lembrem-se de José, o personagem bíblico .

Enfim, é preciso muito mais que Coragem, é preciso Vontade, pra ser diferente! Adolescentes ,jovens e homens diferentes e fugir de um modelo concebido sem princípios bíblicos e fora da vontade de Deus .
Publicado no Jornal Batista da CBSM em Agosto/2004

Nenhum comentário:

Postar um comentário