domingo, 26 de fevereiro de 2012

Dia Internacional da Mulher; Ser ou não ser ? Eis a questão

Super Mulher ou Sábia Mulher -
Ser ou não ser, eis a questão?

         Tal frase evoca em mim, o quanto de angústias e divagações, pois,  somos tomadas em dias como estes, Dia Internacional das Mulheres,  em que se destacam a importância, o valor, a contribuição e a relevância de ser mulher.
A famosa frase "Ser ou não ser, eis a questão" (no original em inglês: To be or not to be, that's the question) vem da peça:  A tragédia de Hamlet, príncipe da Dinamarca, de William Shakespeare. Encontra-se no Ato III, Cena I e é frequentemente usada como um fundo filosófico profundo. Através dela somos desafiadas, estimuladas e muitas vezes confrontadas a tomar uma atitude e responder, qual nossa escolha entre ser uma “Super Mulher ou uma Sábia Mulher”.
          Entretanto, vale esclarecer o que entendemos por super e sábia mulher.  Super Mulher é aquela que a despeito de sua natureza, essência e vocação é levada a assumir, além de suas forças e condições, responsabilidades que lhes são impostas, as quais muitas vezes desgastam e esvaem toda sensibilidade e feminilidade inatas. Sábia mulher é aquela que consegue, em épocas como estas, que vivemos, achar tempo para buscar ao Senhor em oração, intercedendo pelos seus lares e filhos; ter momentos de comunhão e adoração onde ensina os  seus filhos a amarem ao Senhor. 
          O fato de “ser ou não ser, eis a questão” torna-se mais leve quando contamos como auxilio do Senhor, contando com sua bondade, misericórdia e amor por nós, mulheres especiais, “meninas dos olhos” do Pai.  Acima de tudo... Ser mulher ! Ser mulher é saber ser sábia-mulher enquanto o sol nasce e  estar  de joelhos diante do Senhor. E virar super-mulher quando a noite chega, ao voltar pra casa e ter afazeres domésticos a lhe esperar.
            Vivemos dias onde muitas mulheres sustentam e são responsáveis pelos seus lares tendo que bancá-los.Este é o retrato das mulheres chefes de família traçado pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), por meio do cruzamento de dados da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio) 2009, divulgados este ano pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Segundo o estudo, de 2001 a 2009 a proporção de famílias chefiadas por mulheres no Brasil subiu de aproximadamente 27% para 35% do total. São 21.933.180 o número de famílias que identificaram como principal responsável uma mulher no ano de 2009. 
              Portanto, “ser ou não ser”, não é a questão! A questão é o quanto sou sábia e o quanto vivo na dependência de Deus! Na galeria de heróis da fé,  em Hebreus 11, lemos.. Pela fé Noé.... pela fé Abraão... Pela fé sara... e assim vai, ao final do capitulo lemos que “ os quais pela fé”, fizeram... aconteceram... conseguiram... e diz: “As mulheres receberam pela ressurreição os seus mortos” (Hebreus 11:35 ) Glórias a Deus por isso! Nossa fé pode ressuscitar nossos casamentos, nossos filhos perdidos, longe do senhor, nossa vida de comunhão, .. qualquer coisa!  Pense: Ser mulher é ter super poder:  -  pois, “a  fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem”. (Hebreus 11:1)

HORÁRIO DE VERÃO












Adoro 
horário de verão ! 







Vá em paz, descansar "Horário de verão" ! 
Só fico feliz, pois sei que vc volta... Horário de verão é como barriguinha sarada... no começo dá um trabalho e tira o sono.. depois, "tira o sono de alguém",... mas vale o trabalho! Só entenderão quem tem barriguinha sarada!!!

domingo, 5 de fevereiro de 2012

Maria Itelvina - 70 anos de vida exemplar e exemplo de vida - PARTE I


 Maria Itelvina Ferreira Silva . Nascida em Nioaque, MS, mudou-se para Campo Grande em 1960 , onde cursou faculdade de Pedagogia- FUCMT e casou-se em 1969 com Arnoldo da Silveira Silva,com o qual teve quatro filhos, quais sejam: Rosilene F. S. Gisoato, Arnoldo Junior, Haroldo e Hildilene Ferreira Silva; 
Ajudou na implantação de vários pontos de pregação que viram igrejas: Bairro Pioneira - IB Ebenezer. ; Jardim Batistão/Caiobá - IB Portal do Caiobá; Parque do Lajeado - MB Lajeado; Indubrasil - IB Edificados na Rocha; 
Participou em toda sua juventude na PIBde CG; casou-se e criou seus filhos na TIBde CG, atualmente é membro da Igreja Batista Belo Horizonte, onde ajudou a implantar o Grifabel - Grupo de Integração da Familia e desenvolveu seu ministerio junto casais.
Fez da educação seu grande objetivo de luta e de contribuição para uma sociedade melhor, sendo professora e coordenadora pedagógica até a aposentadoria. Sendo uma mulher forte, determinada, com muita fibra e muita fé em Deus construiu uma história de luta e superação.

Série Ano novo: visão panorâmica ou focal ?

EM 2012: VISÃO PANORÂMICA OU FOCAL?

Estamos a quase 40 dias do ano novo e começamos a perceber que algumas coisas não mudaram do ano anterior, o que muito nos desanima. Questionamos nossa expectativa de mudança, nossos propósitos de “tudo novo ,no ano novo” e por isso, voltamos a visão á nossa limitação e pequenêz diante das situações. Acabamos focando em nosso problema e nos restringindo a ele. Nossa visão é limitada, podendo ser focal, franjal, difusa... mas nunca panorâmica.
Visão panorâmica refere-se a uma vista geral de uma paisagem, território, cidade ou de parte destes elementos. Podendo tal conceito ser ampliado para situações, analise de produções literárias ou cientificas, entre outras formas de perceber e compreender algo. Normalmente, compreende uma visão de um ponto elevado ou relativamente distante, bem como ampla e superior. O vocábulo é formado por dois termos do grego antigo παν (pan), que significa "total", e ὅραμα (órama), que significa "vista".
Alegra meu coração, pensar que em contraponto á minha visão limitada, a de Deus sempre será total, ampla irrestrita... Panorâmica! Existe uma diferença imensa na forma de visualizarmos nossos problemas e como Deus os vê. Precisamos aprender a descansar e confiar no Senhor, que Ele”tudo vê e tudo sabe” Uma das características intrínsecas de Deus é onisciente (tudo sabe). Deus sabe por onde andamos, e vê tudo o que fazemos. “Eis que os caminhos do homem estão perante os olhos do SENHOR, e ele pesa todas as suas veredas”. Provérbios 5:21
A Bíblia dá auxilio precioso quando relembra aos nossos corações verdades imutáveis, que garantem que Deus sempre está no controle de tudo e que, nosso futuro e esperança são foco da atenção e cuidado da parte de Deus: ”Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais”. Jeremias 29:11.
Então, descansarei e confiarei, pois, vejo o que está acontecendo e não, o que virá acontecer. Deus vê o que está acontecendo e já sabe o que acontecerá, pois,”todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito”. Romanos 8:28
Exemplos disso, temos na vida de José, que passou de escravo a governador no Egito; em Moisés, que de fugitivo tornou o líder do povo de Israel na caminhada pelo deserto; Daniel, o escravo que virou conselheiro do rei; são alguns exemplos dentre tantos que encontramos na Biblia e na vida de tantos servos da atualidade também.
Creia que “certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; Salmos 23:6. As nuvens não mudam o fato do sol existir. Quem já passou por turbulência durante o dia em um vôo, sabe que acima das nuvens escuras, o sol brilha e nada muda este fato, pois nossa “breve e momentânea turbulência”, não mudará o fato de que a promessa: e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém”. Mateus 28:20

Série Ano novo: O QUE DEUS PREPAROU PRA NÓS?


2012: O QUE DEUS PREPAROU PARA NÓS ?

Encontramos na Palavra de Deus cerca de 32.000 promessas, mas esse número se torna infindável já que a Palavra de Deus sempre tem algo diferente para nós a cada dia e a cada ano que se inicia
O grande apóstolo Paulo faz a seguinte e estonteante declaração: “As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam” (I Co. 2:9). A iniciarmos 2012 somos convidados a descansar nesta verdade, pois, Deus sempre nos surpreende com coisas incríveis.
O apóstolo Paulo menciona “o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem. O coração é o centro de nossas emoções: alegrias, esperanças, sonhos, planos, a felicidade, os bons momentos. Salmo 37.4 “Deleita-te também no Senhor, e ele te concederá o que deseja o teu coração”. Ele nos surpreende sempre, tendo prazer em ver-nos contentes, tal qual um pai ao dar o que o filho deseja.
As promessas de Deus giram em torno do tempo de Deus (Kairós). A palavra grega Kairós significa “tempo de Deus”, ou seja, é o tempo determinado por Deus no qual Ele concretiza a Sua promessa na vida do homem. Hoje vivemos o tempo do “speed”. Tudo muito rápido. Vemos o homem querendo encurtar o seu tempo a cada dia mais com suas invenções tecnológicas. Mas, quando tratamos de promessas de Deus, nada podemos fazer para mudar o tempo de seu cumprimento. O fato é que o homem é que precisa dum tempo determinado para aprender os propósitos divinos.
Em Eclesiastes 3:1 e Eclesiastes 8:6, Salomão relatando que para todo propósito há tempo e modo. De acordo com a Bíblia o justo vive as promessas de Deus na estação própria. E devemos com toda paciência aguardá-la. O Tempo de Deus sempre nos surpreende é no momento certo, na hora certa !
Em 2012, o que Deus preparou pra nós? Ele mesmo responde: Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais. Jeremias 29:11. A Bíblia nos garante nessa passagem bíblica a certeza de que Deus está projetando o nosso futuro, de que não é necessário nossa preocupação. A Bíblia nos garante em todos os momentos que Deus está conosco, isso é dito na Bíblia 365 vezes. Creia e tenha um abençoado 2012.
2012: Começando a Ano limpo

É de praxe, em todo começo de ano, fazermos uma limpeza, faxina geral em nossos armários, guarda-roupas, gavetas e nas casas. Nas conversas é normal ouvir: este ano quero entrar para uma faculdade, quero comprar uma moto, trocar de carro, viajar, renovar o meu guarda-roupa, mudar meu corte de cabelo... Enfim, quero vida nova!
Não há nada de errado em pensar e fazer isto, é normal refazer planos, determinar novas metas, resgatar sonhos perdidos e até ousar um pouquinho em nossos objetivos, entretanto, vivemos numa sociedade em que os valores remetem ao velho ditado: por fora bela viola por dentro pão bolorento.
Proponho iniciarmos este ano de 2012, fazendo também uma faxina interior, limparmos os pensamentos ruins, fortalecer a fé, perdoar, e até fazer aquele esforço incrível de vir a ser o que se aparenta ser. Embora pareça assustador, quando você assumir o risco, verá Deus trabalhando através de você de uma forma emocionante!
Comece o ano de dentro para fora fazendo sua faxina interior e com certeza o resultado exterior será compensador. Vamos inverter o que a maioria das pessoas tem feito. Nada de fora para dentro e sim de dentro para fora. Se seu copo estiver sujo, por mais límpida que seja a água, ela parecerá suja. Sugiro o seguinte “ritual de purificação ou de limpeza”:
1.                                livremo-nos de tudo que nos atrapalha e do pecado que nos envolve, e corramos com perseverança a corrida que nos é proposta. Tendo os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé”. Esta é uma decisão que você não pode se permitir recuar!
2.                                “Alimpai as mãos, pecadores;...” Tiago 4:8.  Mãos têm que ver com atos, porque a maioria dos trabalhos é feitos com as mãos, devemos repensar nossas ações, atitudes, comportamento.  Cuidado, a mesma mão que faz carinho pode bater também. separam-nos de Deus.
3.                                e vós de duplo ânimo, purificai o coração” Tiago 4:8. O coração representa a principal sede da motivação e da vontade, dando origem às nossas ações. O coração, do qual procedem pensamentos iníquos, precisa ser purificado para que se possam produzir atos bons. (Mat. 15:19) Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus; Mt 5:8
4.                                Lavai-vos, purificai-vos, tirai a maldade...; cessai de fazer mal. Aprendei a fazer bem; Isaías 1:16 e 17. A maldade não pode proceder de um coração temente a Deus, pois, sabemos que pelos frutos seremos conhecidos. Em nós habita o Espírito de Deus, “e o fruto do Espírito está em toda a bondade, e justiça e verdade”Efésios 5:9

5.                                Tirai-lhes estas vestes sujas”Zc 3:4 Veste é aquela peça de roupa que cobrimos o exterior do corpo, também significa adornos, enfeites, quando buscamos estar apresentáveis, de boa aparência;  o que deixamos as pessoas verem, a impressão que causamos. Entretanto, o pecado sempre foi representado pela sujeira, como vestes sujas em contraponto das vestes alvas. “Em todo tempo sejam alvas as tuas vestes (vestes da purificação), e nunca falte o óleo (vestes da unção) sobre a tua cabeça".  Eclesiastes 9.8. . Estas são vestes que não pode faltar no guarda – roupas do cristão, pois a santidade (pureza) convém aos santos do Senhor. "O que vencer será vestido de vestes brancas..  Apoc. 3.5


Portanto, lavem. Limpe, purifiquem, renovem; faça tudo de forma digna para que o ano de 2012 venha ser uma benção em sua vida, na sua família, na sua igreja. Desejo que haja “cheiro de limpeza”, de pureza em sua vida e na casa. “Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus.” “Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo tudo o que é puro tudo o que é amável tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.”