segunda-feira, 26 de julho de 2010

Um jovem..um amigo...um pastor..um jovem amigo pastor: Flávio Garcia Azambuja

Biografia: Pastor Flávio Garcia Azambuja, natural de Ilha Solteira – SP nascido em 04 de Agosto de 1970.Filho mais velho de Nelson Pires Azambuja e de Neide Garcia Azambuja, irmão de Marcelo Garcia Azambuja e Deine Garcia Azambuja.

Formação: Graduação em Teologia - STBOB em Campo Grande/MS; Pós-Graduação - "Novo Testamento" - STBOB em Campo Grande/MS; 2- Mestrado - "Em Teologia", na University of Wales: South Wals Baptist College - no País de Gales; PHD em Teologia (cursando) - University of Wales: School of Theology of Bangor.

Família: No dia 07 de Janeiro de 1995, casou com a linda jovem Arlene Carvalho Delmondes, filha do vice-presidente da igreja B. Belo Horizonte, Manoel Delmondes e de Arlete Delmondes. Na capital do País de Gales/Cardiff – no dia 11 de Fevereiro de 2000, Deus os abençoou com o nascimento de Sâmela Betsan Carvalho Azambuja. No dia 31 de Agosto de 2001 foram abençoados novamente com a chegada Daniel Rhys Carvalho Azambuja.

Ministério Titular;IB Lírio do Vale- CG- MS; Igreja - "Tabernacle Baptist Church" em Neybridge - País de Gales; IB Belo Horizonte- inicio: 01.07.10

Ministérios Auxiliares:Terceira Igreja Batista-CG/MS, Igreja batista Mineira - BH

Histórico: Sua conversão se deu durante a década de oitenta, tendo seu contato inicial com o evangelho com a mudança do pastor Albino Ferraz e família para a casa ao lado de onde vivia na Vila Jacy. Começou a participar das atividades da Igreja Batista Belo Horizonte em 1985 e em 1988 foi batizado. Pr. Albino e Ir. Carminha Ferraz são considerados seus pais espirituais. O amor pela Palavra de Deus, sua leitura e meditação, foram enraizados em seu coração também graças a eles.Recebendo deles o apoio, o encorajamento, a intercessão necessária para que pudesse continuar seguindo a Cristo em dias quando seguir Jesus tornava-se mais e mais difícil em função da oposição de seus pais e familiares a tudo aquilo que fizesse referencia à igreja.

           Em 1990 aceitando o desafio do Senhor em ir ao seminário preparar-se , matriculou-se no Seminário Teológico Batista do Brasil. Como seminarista contribuiu para o ministério da igreja liderando e participando de eventos evangelísticos e missionários em lugares tais como a congregação do Crato, Indubrasil e ao redor do bairro Belo Horizonte, também outras atividades que envolvia a visitação de novos convertidos e a manutenção de discipulado para os mesmos à medida que encorajava os membros da igreja a assumirem tal responsabilidade. Liderou uma semana de evangelismo em Água Clara após a construção do templo naquela cidade, que mais tarde viria ser uma de nossa congregações.

            No quarto ano de preparação para o ministério, a Igreja Batista Lírio dos Vales fez o convite para que assumisse o pastorado da mesma visando sua ordenação após o término do curso de teologia. Foi ordenado ao ministério em Outubro de 1994. O trabalho com a Igreja Lírio dos Vales durou por cinco anos. Durante esse ministério foi convidado para lecionar no Seminário Teológico Batista D’Oeste do Brasil, por ter se destacado com um aluno brilhante durante sua formação acadêmica, também eleito como secretário da Associação Centro.

               Sentindo a necessidade de se aperfeiçoar para servir melhor ao Reino,em Agosto de 1998 para o País de Gales onde viveu por oito anos e meio. Sendo por sete anos pastor titular da igreja Batista Tabernacle na cidade de Newbridge, trabalhando tempo integral como estudante da universidade e tempo parcial junto á igreja. Por quatro anos serviu como capelão dos “Boys Brigade in Wales”,uma organização como escoteiros cristãos, embora o movimento escoteiro tenha tido início com o “Boys Brigade”.

            Desde o seu retorno do País de Gales em 2007, teve convites para ajudar na Terceira Igreja Batista de Campo Grande e na Igreja Batista Mineira em Belo Horizonte. Recebeu 11 consultas com vistas ao ministério, sendo da Igreja Batista Belo Horizonte o 12º para atuarmos como pastor, o que foi confirmado pelo Senhor. Vindo o Pr. Flávio ser o 12º pastor desta igreja.

             Em 01.07.2010 assumiu a liderança espiritual da I.B. Belo Horizonte recebendo das mãos do Pr. Oswaldo Bomfim: chaves, pastas, cajado, gabinete pastoral e uma igreja com 400 membros, 03 congregações, liderança formada e o desejo das mais ricas bênçãos do Senhor como foram seus 15 anos a frente desta Igreja: IBBH.



            Pr. Flávio. Arlene, Sâmela e Daniel louvamos a Deus pela vida e história que Ele mesmo construiu até enviá-los a nós. Desejamos ser benção aos irmãos e queremos dar-lhes as boas vindas a esta igreja e a este novo tempo que o Senhor planejou a nós. Como Evan Roberts, um jovem no país de Gales, foi o instrumento usado por Deus para inaugurar o reavivamento de 1904, pregava a necessidade de obedecer prontamente tudo que o Espírito Santo ordenasse. Assim também desejamos um novo tempo, através do mais jovem pastor de nossa história. Sejam bem-vindos.

terça-feira, 20 de julho de 2010

Pr. Oswaldo Bomfim : 38 anos de ministério pastoral- Um legado de dedicação, amor e zelo para com a Casa do Senhor e ao Seu povo.

Pastor Oswaldo Ferreira Bomfim nasceu em Camapuã, Mato Grosso do Sul, onde se converteu aos 10 anos de idade, na Igreja Batista da cidade, ao ouvir sobre a história bíblica de João Batista, e decidiu que “queria ser com ele”. Viveu parte de sua juventude em Campo Grande, trabalhando nos ministérios PIB de Campo Grande. Em resposta ao chama do Senhor para servi-lo, foi para o Rio de Janeiro cursar Teologia no Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil, de 1968 a 1971, e voltou a Campo Grande no dia 5 de janeiro de 1972 para sua consagração.


Enquanto seminarista, Pr. Bomfim conheceu Maria Stela Lopes Bomfim, filha do casal Pr. Antonio e Olinda Lopes, linda e encantadora jovem que o encantou e com quem se casou em 18 de março de 1972. Recém-casados, mudaram-se para Braga/Portugal, em junho de 1972, atendendo ao chamado missionário realizando trabalho pioneiro através da Junta de Missões Mundiais, seu primeiro ministério, lá ficaram por 12 anos. Sentindo do Senhor que deveriam retornar retornando ao Brasil, o fizeram em junho de 1984. Ao casal, Deus concedeu 3 filhos: Priscila, André e Suzana.

De volta ao Brasil, pastoreou a Primeira Igreja Batista de Madureira no Rio de Janeiro de setembro de 1984 a fevereiro de 1995. Sentindo de Deus que o seu tempo terminara em Madureira, decidiu voltar á sua cidade natal, Campo Grande- MS. Em Campo Grande, iniciou seu 3º ministério pastoral na Igreja Batista Belo Horizonte em 05 de março de 1995, ,exercendo a liderança desta igreja com vigor e alegria até a data de hoje: 30.06.2010.

Sua liderança, ética e fidelidade bíblica referência a muitos crentes e líderes , o destacam diante de tamanha diversidade e pluralidade em nosso meio eclesiástico e denominacional. Tem sido professor do Seminário Teológico do Oeste do Brasil desde que a Campo Grande chegou, e nos últimos 5 anos, tem composto as homenagens dos formandos, sendo paraninfo ou nome de turma. O que muito honra os alunos e a Instituição.

Em homenagem pelo seu testemunho de vida e amor ao próximo,uma Fundação recebeu o nome do casal. A Fundação Stela e Oswaldo Bomfim é uma Fundação de Solidariedade Social, sem fins lucrativos. A Fundação Bomfim foi criada em 1993, pela Igreja Evangélica Baptista de Braga, onde tem a sua sede. A Fundação Bomfim desenvolve a sua atividade baseada nos princípios da solidariedade, da igualdade, da justiça, da cooperação e da verdade. Prestando serviços e realizando projetos no âmbito da ação social, educação e ao nível cultural, junto de pessoas de todas as idades. A Fundação Bomfim pretende contribuir para promover o desenvolvimento integral do indivíduo e da sua dignidade enquanto pessoa humana. Sendo composta por 40 Professores de música, 65 colaboradores da área da ação social e cooperação humanitária com mais de 100 voluntários. Promove as suas atividades em Braga, Guimarães e Póvoa de Lanhos e um projeto humanitário e de cooperação em Angola, província de Huambo – Etunda.

A vida e história deste Homem de Deus e sua família, só dignificam e honram o ministério pastoral, pois, as muitas histórias demonstram que o falar e o viver são complementares e testemunham uma intima comunhão com o Senhor Jesus e Sua Palavra.

“Com eles aprendemos a sorrir na adversidade, a cantar na alegria dos louvores e a sofrer as agruras da seara do Senhor. Com eles aprendemos as virtudes da persistência, da ousadia no testemunho e, essencialmente, o triplo brilho de ser “luz”, “sal” e “fermento”! Sem risco de quaisquer exageros, ousamos afirmar que pelo seu ministério, o Senhor Deus escreveu algumas das páginas mais brilhantes da história recente dos batistas portugueses. Igreja de Braga- Portugal- 12 anos

“Pr. Oswaldo Bomfim marcou nossa história, com sua postura, zelo e carinho com que nos tratou e por levar-nos a sonhar com um templo maior, um edifício de Educação Cristã e com uma vida de santidade e comunhão, tal qual ele vivia.” I B. em Madureira/ RJ – 11 anos.

“Grandes coisa fez o Senhor por nós.. já dizia o salmista e o mesmo podemos dizer, pois, o Pr. Oswaldo e Ir. Stela, foram e são resposta de orações para completarem a obra que o Senhor mesmo começou entre nós: de edificação pessoal a um templo grande e belo. Sua conduta, ética, postura cristã, zelo com a Bíblia e sua mensagem,mostram –nos uma vida cristã autêntica possível,que nos estimulou a buscarmos uma vida de santidade e comunhão maior. Conhecemos sua história e seu desejo de ser tal qual João Batista e ao convivermos com ele por 15 anos, podemos dizer sem medo de errar, que ele tem sido o “João Batista de nossos dias”. I. B. Belo Horizonte – 15 anos.

Como ovelha, amiga e sua reitora, conviver com o Pr. Oswaldo, na esfera espiritual, pessoal e profissional a 15 anos é extremamente gratificante e edificante, faz –me lembrar de uma musica que traduz o que penso e sinto por ele: ”Tem pessoas que são feitas de amor,Tem o dom de acalmar a nossa dor; Tem o dom de encontrar o jeitinho ideal de falar o que a gente precisa ouvir pra mudar; Tem o dom de fazer qualquer um ter imenso prazer em buscar a presença de Deus muito mais.. e fazem da terra um lugar bem melhor!”