quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

RELIGIÃO OU TEOLOGIA: EIS A QUESTÃO!

Por fazer parte de uma instituição educacional comprometida com o conhecimento, o saber e sua divulgação, penso ser interessante a discussão sobre a diferenciação e extensão da Religião e da Teologia; curioso é notar que até mesmo um homem considerado ateu como Freud, tenha se ocupado em várias de suas obras, discutindo Religião e conseqüentemente Teologia/Fé.
Vivenciamos e presenciamos na literatura discussões referentes à Religião e a Fé, permeando obras desde Dostoievski, a maior referência da literatura russa até os dias atuais com o best-selers do escritor Dan Brown, Código Da Vinci; para tanto, precisamos tentar compreender Religião e Teologia, enquanto suas definições, contribuições e especificações; e somente com um estudo Teológico responderemos a estas indagações.
Religião, segundo Batista Mondim, é uma dimensão antropológica que caracteriza o ser humano, formando sua personalidade, existindo em toda as culturas, influenciando e dando sua contribuição ao longo da história das civilizações. Sendo um sistema unificado de crenças e práticas relativas as coisas sagradas, manifestadas por todos àquele que a aderem, que Èmile Durkheim, diz ser em função, de se crer na existência de um Ser Divino e na vontade em agradá-lo.
Teologia é o estudo das concepções religiosas e sua relação direta com o Sagrado, segundo Silveira Bueno, é um conjunto de princípios acerca das manifestações divinas e suas implicações. A Teologia propõe um diálogo entre as religiões e a necessidade inata do ser humano de relacionamento com o Divino/Transcendente, esclarecendo que as diferenciações entre as religiões passam simplesmente pela forma, símbolo e sacramentos, punições e gratificações.
Partindo do pressuposto que liberdade religiosa é um direito e seu constrangimento um crime, uma instituição de ensino, preocupada com a pluralidade do saber e a complexidade do assunto, ensina a Teologia e não Religião, não formas denominacionais, ortodoxas ou liberais, mas a necessidade de uma experiência pessoal com o Sagrado, que segundo Drakeford, existem contribuições específicas desta experiência com a saúde mental do indivíduo, a saber, sentido de segurança de transcendência, motivação, estabilidade emocional em tempo de crises, liberdade, entre outras.
Religião escraviza, torna dependente, constrange e restringe, enquanto a Teologia liberta dá sentido á vida, produz vida abundante e satisfação, molda caráter e condutas, modificando sociedades e culturas, enfim trazendo sentido à vida.


Drª Rosilene Gisoato – Reitora da Faculdade Teológica Batista do Oeste do Brasil, vice-presidente da ABIBET – Associação Brasileira das Instituições Batista de Ensino Teológico e da ACIBAMS – Associação das Igrejas Batista de Mato Grosso do Sul.( Publicado no Jornal Mensageiro em Julho de 2008)

INFANCIA AMEAÇADA: ALERTA GERAL

È tão bom ser criança... fazer bolinhas de sabão;
È gostoso chutar bola... e ter amigos tão legais!

Esta música retrata uma realidade não muito comum em nossos dias, e infelizmente, tem mudado drasticamente. As crianças têm enfrentado muitas mudanças físicas, emocionais, sociais e espirituais, afastando-se cada vez mais de mundo infantil maravilhoso, cheio de alegria e encanto.
Os problemas que afetam nossas crianças estão em todas as camadas da sociedade e exigem uma reflexão,tomada de atitude e posição dos cristãos e líderes, a fim de uma ação efetiva, que traga melhorias e uma vida de qualidade a todos os pequenos.
O direito a uma infância feliz tem sido ameaçado por inúmeros fatores, que segundo o Organização de Saúde Mundial (OSM), “tudo que resulte em danos a saúde, á sobrevivência, ao desenvolvimento ou á dignidade da criança, são considerados maus tratos e abuso infantil”. Sendo toda forma: maus-tratos físicos, emocionais, abandono ou negligencia, exploração ou abuso.
No lar, na igreja, na escola, na sociedade, como um todo,as crianças estão expostas a uma gama de influencia nocivas , que precisam ser monitoradas bem de perto, como por exemplo videogames, que ensinam violência, com jogos de corridas de carro, que ensinam a reagir com violência quando provocados , a atropelar virtualmente e serem recompensados; desenhos como os “Sete Monstrinhos”, que trabalham a questão de demônios com naturalidade, magos e as bruxas, que vivem em sociedade paralela.
Cabendo a todos os pais, líderes e responsáveis, a incumbência de zelar e prezar por um futuro promissor. O que fizerem hoje refletirá na sobrevivência das futuras gerações e dos valores a serem vivenciados, as quais em fase de formação e construção de identidade e religiosidade, definindo valores, princípio e acima de tudo, desenvolverão comunhão e uma fé genuína em Jesus Cristo, como Senhor e Salvador.
Precisamos levar a sério, as influencias sob as quais nossas crianças estão submetidas e compreender como se processam alguns ataques ás nossas crianças:
1. Ataques na esfera da cultura: idéias filosóficas de relativismo quanto a valores, ética, verdade; idéias científicas: evolucionismo, sexualidade como opção;
2. Ocultismo: magia, bruxaria, levitação, ações sobrenaturais, espiritualismo e rituais;
3. Imoralidade e sexualidade: idéias psicológicas de imoralidade e adultério como normais, “ficar” como forma de relacionamento;
4. Idéias sociais: liberalidade e ausência de autoridade e limites, excesso de direitos e a escassez de deveres; mentir e roubar com necessários;

Existem formas de minimizar estes efeitos, a Bíblia nos orienta que devemos instruir nossas crianças. Instruir é o mesmo que discipular, fazer discípulos. Para tanto é preciso acompanhar, viver próximo, estar junto, compartilhar. Cada criança precisa de alguns princípios bíblicos, como VARA, TAPA, MESADA,... Não se assuste, sou totalmente contra violência! Deixe-me explicar:
VARA – Verdade, Amizade, Respeito e Amor. Estes elementos fazem a diferença na comunicação com as crianças, na hora de impor limites, corrigir erros;
TAPA – Tempo, Atenção, Presença e Amor. Quando existem estes fatores o relacionamento facilita independente da fase ou situação vivida;
MESADA – Moderar, Escutar, Sentir, Amar, Direcionar e Aceitar na adolescência essas habilidades facilitam o relacionamento e adaptação á faz.

Por fim, não desistamos das nossas crianças e de lhes assegurar o direito a uma infância feliz e plena, com brincadeira, jogos, fantasias, alegria e contentamento infantil, pelo simples fato de serem crianças saudáveis .

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

2010 - MAIS UM ANO OU UM ANO A MAIS ??!!

Este sentimento de Início de Novo Ano que vivenciamos a poucos dias, como é interessante. Essas festas de final de ano, uns comemoram muito, outros não vêem a hora de acabar. Cada um percebe e sente de forma diferente, o que viria a ser um festa coletiva, de união, comunhão, confraternização e encontros familiares, com ceia, festa presentes, viagens, a maior alegria!

Uns recebem como um Ano Novo a mais, para ser vivido intensamente e feliz, apreciado, “curtido”, comemorado, cheio de possibilidades e provável realizações. Brindam á sua chegada.Para outros, entretanto, passando a ser obrigação ou meros rituais de passagem de ano, “ Mais um Ano” com encontros e festividades enfadonhas e cansativas, sendo destituído de sentimento e emoção, apenas formalidades e convenções sociais, adquiridas ao longo do tempo pela humanidade com as mesmas obrigações e deveres de sempre...

A despeito do seu sentimento, de como você sentiu e passou estes últimos dias, o Ano de 2010 começou para todos nós, portanto, proponho uma renovação de motivações e ideais, abrir as janelas do mundo, sorrir para a vida, agradecer ao Senhor por mais um dia, por mais este ano! Comece hoje a se programar e buscar, que este Ano de 2010 seja: Um Ano Novo a mais !
Um Ano a mais ... de paz, saúde, de crescimento espiritual, de casamento feliz, de conquistas, de vitórias, de realizações, de sucesso,... cheio de muitas bênçãos! Para que isso aconteça, tome algumas decisões acertadas, siga algumas dicas que farão do seu ano de 2010 diferente dos demais já vividos:
1. Antes de poder cuidar bem de alguma coisa ou de alguém, tenha em mente que, em primeiro lugar, de cuidar bem de mim mesmo;
2. Tratarei a todas as pessoas como gostarei de ser tratado, gentileza, carinho,...;
3. Em um minuto posso mudar minha atitude, e nesse minuto posso mudar todo o meu dia, farei de forma diferente as coisas, serie melhor este ano;
4. Quanto mais cuido da minha saúde e alimentação, menos ressentimento, cansaço e raiva sinto e, mais carinhoso e bem humorado me torno comigo e com os demais;
5. Quando você se sente mais feliz, outras pessoas sentem-se mais felizes em sua companhia e o seu ambiente torna-se agradável por você estar ali;
6. Tanto mais importante do que ser amado é amar, apaixone-se todo dia por você, pelos seus familiares, pelos amigos, pela vida;
7. Quando cada um de nós cuida melhor de si mesmo, emocional, espiritual e socialmente, podemos enfrentar alguns pequenos conflitos hoje, evitando conflitos maiores e mais sérios amanhã, para todos;
8. Compartilharei a dádiva do meu melhor comigo mesmo e com os demais. Sou único e especial.
9. Não deixarei para usar minha melhor roupa só em datas especiais; usarei todas as coisas bonitas que tenho a qualquer tempo em que me fizer feliz; farei festa sem motivo, apenas para me alegrar; renovarei meu guarda roupa, mesmo sem comprar nada, mudarei de casa sem sair do mesmo endereço;... farei muitas mudanças: eu mudarei.. pra melhor!

Enfim, vivamos a cada minuto como sendo, Um Minuto, importante, único e decisivo em nossas vidas, buscando a vida abundante e plena. Volto a Propor uma renovação de motivações e ideais, abrir as janelas do mundo, sorrir para a vida, agradecer ao Senhor por mais um Ano, um mês, uma semana, um dia, uma hora, um minuto !!!
(Readaptado do artigo publicado no Jornal Prosa em 13 de Janeiro de 2009)

NO NATAL... O AMOR É A MELHOR VACINA...

A nossa prosa saudável desta edição é sobre um livro que li tempos atrás: “Quem ama não adoece”, do Dr. Marcos Aurélio Dias da Silva, muito interessante, que dizia exatamente o que o seu título sugere: a Receita do Amor, como fator decisivo para a saúde ou doença de um indivíduo. O Psicólogo Adler dizia, e concordo com ele, nunca ter tomado conhecimento de uma pessoa feliz e amada, que tivesse morrido de tanto amor ou de felicidade.

O desejo de amar age como estimulante físico e mental, no organismo, fazendo com que o indivíduo por ele atingido, reaja de maneira natural e espontânea, vivendo saudável e harmonicamente. O amor é cantado, declamado, pintado, dramatizado, retratado nas mais diferentes formas artísticas, podendo ser expressado com presentes, flores, olhares, suspiros apaixonados, carinhos e intimidade; porém, o ser humano custa, demora a compreendê-lo e aplica-lo em toda a sua extensão,

Quando trato a amor como “a melhor vacina, e podendo ser o melhor remédio”, entendo ser ele, a única saída para o mal que dilacera a humanidade e pode vir a ser o seu fim. O grande filósofo Dostoiewski diz, com propriedade que, “o maior e pior mal da humanidade é a incapacidade de amar”, a sua falta acarreta os piores defeitos, as maiores crueldades, grandes injustiças.

Através do amor, com está escrito em I Coríntios 13, torna-se uma realidade um mundo melhor, com lares felizes, filhos e pais unidos, ajustados, equilibrados, partilhando os mesmos sentimentos e intenções, sendo na mansão ou na choupana, na fartura ou na escassez, na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, em todos os momentos e circunstâncias, tudo se torna possível, fácil e acessível, havendo amor.

O amor pode ser um mandamento, uma lei, um apelo, uma troca, ou simplesmente o desejo de um coração em doar-se, mas, a sua principal característica é ser incondicional, não intencional ou programado, agindo como a manifestação da nossa essência divina, por termos sido criados a imagem e semelhanças de Deus. Implica uma grande capacidade de perdoar e compreender a razão de ser e de agir, das pessoas que nos cercam e que convivem conosco.

Enfim, as fontes da vida, procedem do coração e da capacidade em amar, onde todo o corpo se beneficia, sendo assim a melhor vacina, o melhor remédio, Neste Natal e começo de Ano Novo, tenhamos momentos felizes: amando e sendo amado, curando e sendo curado, dando e recebendo. Que o amor seja nosso elo de união e confraternização. Lembre-se só depende de você, do que pensa, sente e das decisões que toma !!
(Publicado no Jornal Prosa em 07 Dezembro de 2008)

PSICOLOGIA E CRISTIANISMO: É POSSIVEL?

Existe um preconceito infundado que Psicologia “não seria coisa pra crente”, já que o pai da Psicologia, o idealizador, vem a ser Sigmund Freud, um ateu confesso. Levando em conta apenas os aspectos pessoais do seu criador, perderíamos uma das maiores contribuições do século no tocante área mental e emocional. Podemos e devemos desassociar Freud, da sua obra, pois, como pesquisador e estudioso dos processos mentais, muito contribuiu para o equilíbrio do ser humano na dinâmica biopsicosocial.

Creio primeiramente com crente e depois como psicóloga, que o ser humano tem direito a uma vida abundante, repleta de prazer e satisfação, que abranja todas as esferas do seu viver cotidiano. Deixamos de tomar posse de várias bênçãos e conquistas, tanto pessoais como espirituais, porque estamos “amarrados”. Nosso eu, humano e deficiente, tem dificuldade em viver plena e abundantemente, a vida em liberdade apregoada na Bíblia. Ultimamente o termo “Traumas” tem estado muito em alta, tudo e todos estão submetidos á sua influência. Sua abrangência alcança todas as idades, todas as classes sociais, religiões e profissões.

Quando se fala em trauma, há a necessidade de esclarecer algumas coisas: um sentimento não correspondido, uma violência sofrida, uma ausência percebida, uma perda sentida, um relacionamento complicado, e toda e qualquer carência vivenciada, pode resultar em uma situação traumática, um “ Trauma”. O trauma instala-se na vida de uma pessoa, quando qualquer um desses acontecimentos, não tenham sido “digeridos”, compreendido, ou explicado conscientemente.

O trauma bloqueia, impede, “amarra” as pessoas em um determinado momento de suas vidas, impedindo todo e qualquer desenvolvimento e crescimento saudável. Vem a ser “uma pedra”, a puxar sempre, a atrasar o caminhar, a impedir as conquistas e sucessos. Muitas vezes não sabemos o porquê, porém, sentimos–nos presos e impedidos de agir, por isso, existe a necessidade de resolução imediata.
Fomos criados para a liberdade de ação e expressão, para sucesso e vitórias. Não permitamos que as dificuldades e os problemas, “traumas”, tirem-nos o direito á felicidade e contentamento, prazer, sucesso e conquistas, enfim, a uma vida plena e abundante! Procure um psicólogo cristão, ele pode ser um instrumento de Deus, para a cura de vários traumas e sentimentos que lhe impedem de ser totalmente feliz!!!

(Texto publicado no Jornal Batista Sulmatogrossense em 10.03.2001)